quarta-feira, 29 de julho de 2009

Afinal, o que faz o esteticista?


Gostaria de falar sobre a profissão de esteticista, pois assistindo ao SPTV hoje, observei uma falta de especificidade no que tange esta profissão.

CONCEITO:

• Estética – É no seu sentido puro a “Filosofia das belas artes; a ciência que trata do belo, na natureza e na arte”.
• Esteta – É a pessoa versada em estética; a pessoa que tem da arte uma concepção elevada.
• Esteticista – É o profissional que cuida da beleza, mais objetivamente da beleza humana.

A esteticista deve possuir, além de habilidades manuais e qualidades psicológicas, uma boa formação em todos os campos que tocam direta ou indiretamente a beleza do corpo humano e seu aspecto externo.

Além de fazer um trabalho profilático e preventivo, atua também atingindo aspectos sociais muito importantes, adequando o indivíduo aos padrões que pede o momento sócio cultural vigente.

A ação deste profissional atinge raízes profundas, uma vez que através de suas manobras consegue amenizar deficiências estéticas, livrando seus clientes de possíveis problemas psicológicos, deixando-os mais desinibidos e felizes.

Para ser um bom profissional será necessário ter conhecimento da profissão, amabilidade, habilidades manuais, paciência, atenção, vontade de aprender e de manter-se atualizado,além de ética e higiene.
Para que a esteticista faça um bom trabalho é necessário que a mesma aprenda a conhecer a problemática para que faça uma anamnese correta, ou seja uma análise minuciosa do quadro a ser tratado e dos fatores inerentes ao cliente.

Vejam só a amplitude do mercado de trabalho,perspectivas e tipos de atuação:

• Cabine
-própria
-academias
-salões de beleza

• Clínica de estética
- própria ou não
- supervisão

• Clínica médica
- procedimentos elementares da estética, assistente em preparos, microdermoabrasão, pós cirúrgico, pós procedimentos como laser, consultora (avaliadora) e fechamento de contratos, ambudsman, promoter. Além da aplicação de métodos como led, luz pulsada, carboxiterapia sob supervisão médica.

• Empresas
- Técnica em metodologias de produtos e equipamentos, vendas, treinamento, acompanhamento de clientes.

• Escolas
docente ou auxiliar

• Consultorias
Após todas estas etapas é possível capacitar-se para diagnósticos globais em ambiente multidisciplinar.


Em nosso momento atual a estética conta com o avanço científico cosmético e tecnológico que é de grande importância; além da biotecnologia, da engenharia de equipamentos ...

A esteticista deve conhecer a Biotecnologia disponível na cosmetologia:
O uso de micro organismos na transformação bioquímica. Bactérias e fungos são usados para transformar um produto complexo em um final específico.
Na cosmetologia o que importa é o tipo de produto investigado, o entendimento e o controle de reações bioquímicas. E as modificação através da engenharia genética.

Outro meio inerente a profissão da esteticista é a engenharia de equipamentos:

Nos equipamentos ocorre a utilização de correntes galvânica e farádica, frequências, amperagens, ondas, cada vez mais específicas, como nos equipamentos desenvolvidos pela NASA que são capazes de reconhecer nossos estímulos neurológicos cerebrais... Quem não ouviu falar de corrente “russa” de uso na tonificação muscular?
Além de micro-correntes, leds, ultra- som facial e corporal, abrasores, endermologias e todos os demais equipamentos como infravermelho e radiofreqüência que poderão ser utilizados sob supervisão médica?

Ser estecista é ter a oportunidade de conhecer e aprender a reconhecer e utilizar diferentes recursos cosmetológicos e elétricos, associados às inúmeras técnicas manuais em benefício da beleza, saúde e bem estar do ser humano.

É importante que não se confundam as especialidades, nunca uma em detrimento da outra, mas ser esteticista é atuar num segmento específico, não significa necessariamente que será também, por exemplo, cabelereira, manicure ou podóloga .

A matéria exibina no SPTV não foi criteriosa, não observando outros aspectos da profissão e orientando de forma superficial o público em geral.
Ser esteticista pode ser bastante complexo.

12 comentários:

Suellem disse...

Eu gostei muito, afinal eu quero ser esteticista!!!!

Unknown disse...

Parabéns pela explicação. Iniciarei o curso de Etética e Cosmetologia esse semestre. Já me identifico com essa área. Adoro cuidar da beleza da mulher. Vê-la cada vez mais feliz e de bem com a vida

Unknown disse...

Muito boa essa explicaçao...Eu amo a estética, e trabalho na área...to fazendo o curso técnico, mas os básicos ja fiz todos!

Rita Pimenta disse...

ola! sou esteticista e massoterapeuta ,tenho 20 anos de experiencia .achei interessante ea materia falta pouco para nossa profissao ser regulamentada!sou realizada na minha profissao adoro o que faço,com muita seriedade,discernimento,conhecimento pesquiso viajo para congresso e vivo o tempo todo atenta e atualizada.

Rita Pimenta disse...

ola! sou esteticista e massoterapeuta ,tenho 20 anos de experiencia .achei interessante ea materia falta pouco para nossa profissao ser regulamentada!sou realizada na minha profissao adoro o que faço,com muita seriedade,discernimento,conhecimento pesquiso viajo para congresso e vivo o tempo todo atenta e atualizada.

sirley negri disse...

sou esteticista e terapeuta corporal otima profissão alem dos lucros

Bárbara disse...

Oláa!
gostei muito da sua explicaçao.
Tambémm quéro tirar o curso de esteticista mas ainda tenhu algumas duvidas sobre esta área.
Se alguem me pudese ajudar agradeci imenso.
beijinhós

Anônimo disse...

tenho 18 anos, e ja tenho salao de beleza, adoro essa area da beleza , por isso agora dia 7 de fevereiro de 2011 inicio a minha faculdade de tecnologia em estetica e cosmetico.

Unknown disse...

Adorei...
trabalho com estetica, mas tenho ainda uma gota apenas de conhecimento diante da imensidao que ainda pretendo conhecer, fico triste porque aqui no nordeste nao esxite muitas opçoes pra esse curso, uma faculdade apenas em todo rio grande do norte.
mas vou batalhar pra entrar a fundo nessa profissao que tanto amoooo.

ibson lima disse...

gosto de ver a perfeiçaõ por esse motivo mim indentfico muito com essa area e vou investir pra ser um profissional competente

Lorena Emilly. disse...

Não vejo a hora de começar a facul de estética, ando lendo varias coisas sobre o assunto, e me identifico bastante!

Vendas de Infoprodutos disse...

Adore estética sou téc. de enfermagem e estou pensando em fazer um curso de estética e gostaria de saber qual seria o mais indicado, o curso técnico ou a graduação pois estou perdida. Obrigada