A constante ação de diversos fatores, danificam as funções fisiológicas da pele e seus sistemas de defesa, causando desidratação e envelhecimento precoce. O aumento da sensibilidade da epiderme pode ser observada pelo eritema (vermelhidão) e irritação ao menor toque. Os principais fatores são:
- Luz solar
- Clima (calor/frio)
- Substâncias químicas (solventes,detergentes)
- Poluição
- Stress, fadiga
- Cosméticos inadequados
- Acidentes secundários
- Medicamentos
Os raios solares:
Sem proteção efetiva, os efeitos prejudiciais do sol são imediatos e tardios;
- Eritema actínico ou queimadura solar: Ocorre avermelhamento, calor, coceira e pode apresentar dor.
Ocorre a redução das defesas naturais facilitando a contaminação por microorganismos desconhecidos.
A pele envelhece pela intensa desidratação e danos às fibras elásticas.
O dano mais grave da falta de proteção contra os raios solares é o câncer de pele, já que os efeitos do sol são cumulativos.
O clima:
O frio do inverno é vasoconstritor sanguíneo levando ao aspecto de pele pália, enquanto que o calor seco é vasodilatador desenvolvendo o aspecto avermenlhado da pele. Ventos, aquecedores, ar condiconado; tanto ações climáticas naturais, quanto os meios utilizados para invertê-los causam a perda de água do extrato córneo, danificando a camada hidrolipídica da superfície.
Substância químicas:
Todos os detergentes podem modificar a permeabilidade do extrato córneo, podendo causar danos para a camada hidrolipódica e perda de água. O uso continuado de produtos alcalinos podem causar ressecamentos e pruridos.
Poluição e pó:
São portadores de alergias e irritações alérgicas. Dióxido de carbono, monóxido de carbono e enxofre estào entre as substâncias presentes na poluição.
Tensão e fadiga:
Diminuem a atividade das células imunitárias aumentando a sensibilidade da pele, levando ao desenvolvimento de alergias.
Cosméticos inadequados:
O uso de produtos muito nutritivos(rico em óleos) em peles oleosas ou de adstringentes em pele seca vão danificar a camada hidrolipídica e a coesão celular. Produtos fotossensibilizantes, alguns tipos de filtro solar, fragrâncias e conservantes podem causar reações alérgicas ou irritações.
Acidentes secundários:
Danos a barreira da pele por lesões, comprometimeto das defesas naturais.
Medicamentos:
Certos antibioticos,
anti-histamínicos,
sulfas,
anestésicos locais,
podem causar reações na pele.
Patologias:
Ictiose (alteração do manto hidrolipídico com ressecamento intenso e psoríase (alteração da queratinização) modificam a permeabilidade do extrato córneo.