CONCEITO:
• Estética – É no seu sentido puro a “Filosofia das belas artes; a ciência que trata do belo, na natureza e na arte”.
• Esteta – É a pessoa versada em estética; a pessoa que tem da arte uma concepção elevada.
• Esteticista – É o profissional que cuida da beleza, mais objetivamente da beleza humana.
A esteticista deve possuir, além de habilidades manuais e qualidades psicológicas, uma boa formação em todos os campos que tocam direta ou indiretamente a beleza do corpo humano e seu aspecto externo.
Além de fazer um trabalho profilático e preventivo, atua também atingindo aspectos sociais muito importantes, adequando o indivíduo aos padrões que pede o momento sócio cultural vigente.
A ação deste profissional atinge raízes profundas, uma vez que através de suas manobras consegue amenizar deficiências estéticas, livrando seus clientes de possíveis problemas psicológicos, deixando-os mais desinibidos e felizes.
Para ser um bom profissional será necessário ter conhecimento da profissão, amabilidade, habilidades manuais, paciência, atenção, vontade de aprender e de manter-se atualizado,além de ética e higiene.
Para que a esteticista faça um bom trabalho é necessário que a mesma aprenda a conhecer a problemática para que faça uma anamnese correta, ou seja uma análise minuciosa do quadro a ser tratado e dos fatores inerentes ao cliente.
Vejam só a amplitude do mercado de trabalho,perspectivas e tipos de atuação:
• Cabine
-própria
-academias
-salões de beleza
• Clínica de estética
- própria ou não
- supervisão
• Clínica médica
- procedimentos elementares da estética, assistente em preparos, microdermoabrasão, pós cirúrgico, pós procedimentos como laser, consultora (avaliadora) e fechamento de contratos, ambudsman, promoter. Além da aplicação de métodos como led, luz pulsada, carboxiterapia sob supervisão médica.
• Empresas
- Técnica em metodologias de produtos e equipamentos, vendas, treinamento, acompanhamento de clientes.
• Escolas
docente ou auxiliar
• Consultorias
Após todas estas etapas é possível capacitar-se para diagnósticos globais em ambiente multidisciplinar.
Em nosso momento atual a estética conta com o avanço científico cosmético e tecnológico que é de grande importância; além da biotecnologia, da engenharia de equipamentos ...
A esteticista deve conhecer a Biotecnologia disponível na cosmetologia:
O uso de micro organismos na transformação bioquímica. Bactérias e fungos são usados para transformar um produto complexo em um final específico.
Na cosmetologia o que importa é o tipo de produto investigado, o entendimento e o controle de reações bioquímicas. E as modificação através da engenharia genética.
Outro meio inerente a profissão da esteticista é a engenharia de equipamentos:
Nos equipamentos ocorre a utilização de correntes galvânica e farádica, frequências, amperagens, ondas, cada vez mais específicas, como nos equipamentos desenvolvidos pela NASA que são capazes de reconhecer nossos estímulos neurológicos cerebrais... Quem não ouviu falar de corrente “russa” de uso na tonificação muscular?
Além de micro-correntes, leds, ultra- som facial e corporal, abrasores, endermologias e todos os demais equipamentos como infravermelho e radiofreqüência que poderão ser utilizados sob supervisão médica?
É importante que não se confundam as especialidades, nunca uma em detrimento da outra, mas ser esteticista é atuar num segmento específico, não significa necessariamente que será também, por exemplo, cabelereira, manicure ou podóloga .
A matéria exibina no SPTV não foi criteriosa, não observando outros aspectos da profissão e orientando de forma superficial o público em geral.