quarta-feira, 29 de julho de 2009

Afinal, o que faz o esteticista?


Gostaria de falar sobre a profissão de esteticista, pois assistindo ao SPTV hoje, observei uma falta de especificidade no que tange esta profissão.

CONCEITO:

• Estética – É no seu sentido puro a “Filosofia das belas artes; a ciência que trata do belo, na natureza e na arte”.
• Esteta – É a pessoa versada em estética; a pessoa que tem da arte uma concepção elevada.
• Esteticista – É o profissional que cuida da beleza, mais objetivamente da beleza humana.

A esteticista deve possuir, além de habilidades manuais e qualidades psicológicas, uma boa formação em todos os campos que tocam direta ou indiretamente a beleza do corpo humano e seu aspecto externo.

Além de fazer um trabalho profilático e preventivo, atua também atingindo aspectos sociais muito importantes, adequando o indivíduo aos padrões que pede o momento sócio cultural vigente.

A ação deste profissional atinge raízes profundas, uma vez que através de suas manobras consegue amenizar deficiências estéticas, livrando seus clientes de possíveis problemas psicológicos, deixando-os mais desinibidos e felizes.

Para ser um bom profissional será necessário ter conhecimento da profissão, amabilidade, habilidades manuais, paciência, atenção, vontade de aprender e de manter-se atualizado,além de ética e higiene.
Para que a esteticista faça um bom trabalho é necessário que a mesma aprenda a conhecer a problemática para que faça uma anamnese correta, ou seja uma análise minuciosa do quadro a ser tratado e dos fatores inerentes ao cliente.

Vejam só a amplitude do mercado de trabalho,perspectivas e tipos de atuação:

• Cabine
-própria
-academias
-salões de beleza

• Clínica de estética
- própria ou não
- supervisão

• Clínica médica
- procedimentos elementares da estética, assistente em preparos, microdermoabrasão, pós cirúrgico, pós procedimentos como laser, consultora (avaliadora) e fechamento de contratos, ambudsman, promoter. Além da aplicação de métodos como led, luz pulsada, carboxiterapia sob supervisão médica.

• Empresas
- Técnica em metodologias de produtos e equipamentos, vendas, treinamento, acompanhamento de clientes.

• Escolas
docente ou auxiliar

• Consultorias
Após todas estas etapas é possível capacitar-se para diagnósticos globais em ambiente multidisciplinar.


Em nosso momento atual a estética conta com o avanço científico cosmético e tecnológico que é de grande importância; além da biotecnologia, da engenharia de equipamentos ...

A esteticista deve conhecer a Biotecnologia disponível na cosmetologia:
O uso de micro organismos na transformação bioquímica. Bactérias e fungos são usados para transformar um produto complexo em um final específico.
Na cosmetologia o que importa é o tipo de produto investigado, o entendimento e o controle de reações bioquímicas. E as modificação através da engenharia genética.

Outro meio inerente a profissão da esteticista é a engenharia de equipamentos:

Nos equipamentos ocorre a utilização de correntes galvânica e farádica, frequências, amperagens, ondas, cada vez mais específicas, como nos equipamentos desenvolvidos pela NASA que são capazes de reconhecer nossos estímulos neurológicos cerebrais... Quem não ouviu falar de corrente “russa” de uso na tonificação muscular?
Além de micro-correntes, leds, ultra- som facial e corporal, abrasores, endermologias e todos os demais equipamentos como infravermelho e radiofreqüência que poderão ser utilizados sob supervisão médica?

Ser estecista é ter a oportunidade de conhecer e aprender a reconhecer e utilizar diferentes recursos cosmetológicos e elétricos, associados às inúmeras técnicas manuais em benefício da beleza, saúde e bem estar do ser humano.

É importante que não se confundam as especialidades, nunca uma em detrimento da outra, mas ser esteticista é atuar num segmento específico, não significa necessariamente que será também, por exemplo, cabelereira, manicure ou podóloga .

A matéria exibina no SPTV não foi criteriosa, não observando outros aspectos da profissão e orientando de forma superficial o público em geral.
Ser esteticista pode ser bastante complexo.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Silício orgânico

Temos ouvido falar muito sobre o silício orgânico e suas propriedades "mágicas" para a pele, cabelos e todo o organismo.
Como o silício acelera o metabolismo, atua positivamente na lipólise, ativa a circulação e diminui a incidência das gordurinhas localizadas e da celulite. Mas não é só isso, o Si também é um poderoso anti radiacais livres e antioxidante, melhora a qualidade da pele, reduzindo os efeitos do envelhecimento. O Silício funcionaria como um fixador de ácido hialurônico, estimula os fibroblastos e mantém a firmeza da pele. Também fixa o Cálcio no organismo agindo como uma espécie de "parafuso". Mas não para por aí, o cabelo melhora, torna-se mais brilhante e as unhas ficam mais fortes.
A dosagem recomendada fica em torno de 300mg ao dia, que parece ser a quantidade absorvida; porém já ouvi recomendações de 800mg ao dia. Portanto, o ideal é aconselhar-se com seu médico para saber qual a sua dosagem ideal.
O silício orgânico também é encontrado nas formulações cosméticas mais evoluídas, mas neste caso, atuando como um coadjuvante.
Viva o silício.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tratamento aprovado


Há tempos eu já conhecia o Manthus, uma combinação de ultrasom e corrente estereodinâmica que tem ação comprovada na celulite e nas gordurinhas localizadas, também já tinha ouvido sobre a combinação com outra técnica, a carboxiterapia, que consiste na permeação de gás carbônico, fazendo com que haja a produção de oxigênio no local. Bem, os resultados desta combinação são realmente muito bons, a pele melhora a textura e o contorno corporal fica mais harmonioso.
Mas o que quero falar aqui, realmente ainda não pesquisei, mas vivenciei; sempre sofri, e muito com cólicas menstruais, tomava muuuito anti-inflamatório, analgésico, usava bolsa de água quente e muitas vezes, não dormia...
Mas...acaso ou não, as cólicas sumiram, depois que comecei o tratamento que melhora significativamente a circulação, não sinto mais peso nem dores nas pernas...
Sinto-me muitíssimo bem.
Recomendo Manthus e carboxiterapia, dói, mas compensa!



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Não fume, perfume-se!

Certa vez fui impactada por esta frase:

Não fume, perfume-se!

Pense no hálito, nos cabelos, nas roupas...
Hoje fico incomodada em sair de casa cheirosa, com a melhor produção e voltar com aquele cheiro de fumaça de cigarro.
Embora muita gente esteja descontente com a nova lei que vigora a partir de 07/08/09, será um benefício geral, para os não fumantes, mas inclusive para os fumantes. Pensem em dentes mais brancos, pele mais bonita, atmosfera limpa, ambientes agradáveis.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Márcia Torres in memorian

"Eu poderia ter todo o conhecimento sobre o corpo humano, falar sobre ossos , músculos, células e tecidos, mas se eu não souber tocar de nada adiantaria. O amor da humanidade esfriou e o resultado desse desamor é a sólidão contida no silêncio de cada um. Mas se eu tocar e for tocado tudo pode mudar. Vibramos na sintonia do amor, da abnegação e da compaixao ao próximo."
Profa. Márcia Máximo Torres

Faz dias que eu tento escrever sobre a professora Márcia e seu súbito falecimento...
A conheci em 1998 e confesso fiquei verdadeiramente encantada com aquela mulher magra, de aparência frágil mas de caráter tão forte.
Com ela experimentei a importância do toque, surpreendi-me com as suas técnicas de massagens... Fiz massagem relaxante, dreno-modeladora, massagem Tai, no tatame, que experiência... e drenagem, sim, drenagem pois ela sabia com todo profissionalismo o que isto quer dizer, não confundia massagem com drenagem e fazia com que saíssemos entendendo cada um dos seus delicados movimentos.
Sempre que podia indicava seus cursos, pois mesmo antes de um seleto grupo de pessoas terem participado do curso do método Woder com Frederic Vinãs, ela já dava aula deste método.
Meu sonho era fazer um curso com ela, pois nunca era possível devido as responsabilidades com as clínicas em que trabalhei. Mas chegou o dia em que pude fazê-lo e com muita gratidão posso dizer que fui sua última aluna, vi aquela mulher, uma pequena mas gigante, dar aula dois dias após a morte do seu pai... ela doente, física e emocionalmente, mas firme e como sempre impecável em seu trabalho, passou o dia com dor mas foi até o fim, leu o diploma de cada uma das alunas e fez questão de entregá-los a cada uma e tirar fotografia; uma fotografia que viverá na minha memória... Que você encontre a paz de Deus minha querida amiga Márcia, você fará falta neste mundo.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

TOP 100 MAIS VOTADOS



Olá a todos, fiquei feliz em estar entre os 100 blogs mais votados, prometo que agora irei postar as últimas para vocês. Obrigada pela credibilidade e confiança depositadas por quem verdadeiramente me conhece. Se desejarem podem votar para o top 10!
Beijos.